Dicas para aproveitar o verão com mais saúde

Já chegou o verão! E, junto dessa que é umas das estações mais esperadas do ano, a certeza de dias mais longos e quentes, banhos de praia, piscina e muita energia.

É nesse período que o sol brilha mais forte, as pessoas viajam de férias e se sentem mais alegres e descontraídas.

Mas também é tempo de redobrar os cuidados, nossa mesma disposição para o lazer, deve ser para cuidar da saúde e preservar uma vida saudável. Principalmente porque ainda estamos vivenciando uma pandemia e os cuidados contra a covid-19 não podem ser esquecidos.

Os cuidados com o uso das máscaras devem ser redobrados em dias mais quentes pois transpiramos mais. Sempre que o material da máscara estiver úmido, é preciso trocá-la.

O uso do álcool em gel no calor também deve ser cuidadoso, durante a exposição ao sol quente pode causar problemas de ressecamento de pele. A indicação é priorizar a higienização com água e sabão.

Temos outras dicas sobre cuidados que você precisa ter no verão para aproveitar a estação de maneira saudável. Confira a seguir!

Hidratar-se

Na estação mais quente do ano, seguir a já conhecida recomendação de beber bastante água é ainda mais importante, com certeza vamos perder mais líquido que o normal devido a transpiração excessiva.

A falta de água no corpo pode causar também fraqueza, tontura e dores de cabeça.

A dica é: beber pelo menos 2 litros de água por dia e ter sempre uma garrafinha de água ao alcance de suas mãos.

Atenção à alimentação

É comum perdermos um pouco o apetite durante períodos de muito calor. Prefira sempre por alimentos mais leves e frescos como saladas e frutas. Esses alimentos são ricos em água, pouco calóricos e cheios de vitaminas e minerais.

Evite alimentos pesados como frituras, conservados e refeições muito grandes. Isto pode tornar o seu organismo mais lento e dificultar a eliminação do calor.

No entanto, os cuidados devem ir muito além do que comer. Durante o verão, devemos ter atenção redobrada à higiene e procedência dos alimentos, já que o calor propicia a proliferação de bactérias.

Proteja-se do sol

No verão, muitas pessoas ficam na expectativa para conquistar uma pela mais dourada e se esquecem dos cuidados a exposição solar.

É importante ressaltar que o sol faz bem à saúde e ajuda a produzir vitamina D, melanina, serotonina e regula o sono, mas é preciso respeitar os horários certos para ter benefícios e não problemas. Evite ficar exposto ao sol entre 10 e 16 horas.

Vista roupas leves e abuse de chapéus, bonés e óculos de sol.

Não se esqueça também de utilizar o protetor solar, a recomendação é aplica-lo a cada 2 horas para manter sua efetividade e, o fator mínimo indicado para qualquer tipo de pele deve ser 30. Para peles mais sensíveis os fatores precisam ser maiores como o 50.

 

Curtiu nossas dicas? Coloque nossas dicas em prática e cuide-se para aproveitar a estação mais alegre do ano com muita saúde.

O blog Zagga está sempre trazendo conteúdos interessantes para você, além de te informar sobre todas nossas ofertas e promoções. Aqui você fica sabendo de tudo! Continue nos acompanhando, deixe seu comentário e aproveite também para conferir nossos outros artigos.

Compartilhe sua opinião sobre o artigo conosco:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *