Spinning: Quais os Benefícios?

Quando o assunto é a prática de exercícios físicos, um dos principais caminhos para alcançar bons resultados é escolher uma atividade que, além de oferecer benefícios ao corpo, proporcione prazer e satisfação.

Isso pode explicar porque as bicicletas estão cada vez mais em evidência e as aulas de spinning entre as mais procuradas nas academias.

A aulas de spinning tem um conjunto de muito suor, música e animação, que forma uma combinação eficiente para qualquer exercício físico.

Mas afinal, o que é spinning? 

Traduzido do inglês, o ciclismo indoor é uma aula de academia, geralmente em grupo, embalada por muita música e feita com uma bicicleta fixa no chão. É um exercício aeróbico com mudanças constantes de ritmos onde toda a intensidades é indicada por um educador físico com simulações de subida, descida e plano.

Quem nunca se divertiu com uma bike quando era criança? Pedalávamos por diversão e nem sabíamos que este passatempo iria evoluir para uma academia e se tornar um grande aliado para alcançar objetivos e cuidar da saúde. 

Quais são os benefícios do spinning?

1- Controle de Peso:

Sim, o spinning emagrece e podemos garantir. Por ser uma aula com intensidade alta, com cerca de 30 minutos de exercícios é possível perder em média 600 calorias. É importante ressaltar que a quantidade de calorias pedidas no treino depende da intensidade da aula.

2- Menos risco de lesão:

Diferente de outros exercícios como a corrida, podemos considerar o spinning como um exercício de baixo impacto pois ele não exerce alta pressão sobre os joelhos e articulações.

Mesmo assim os músculos serão bastante exigidos durante o exercício, alongamentos antes e depois das aulas são obrigatórios.

3- Fortalece os músculos:

Pedalar trabalha todo o condicionamento físico e muscular, principalmente os membros inferiores como pernas e glúteos.

4- Sem stress:

Qualquer exercício físico estimula a liberação da endorfina, hormônio que promove a sensação de prazer e bem-estar, e que é muito importante para controlar os níveis de tensão e stress.

Para as aulas de spinning, adicione um ambiente social e descontraído com muita música e supervisionado por instrutores presentes, o que gera ainda mais motivação durante o treino.

5- Melhora do sistema cardiorrespiratório:

Quando a prática de spinning é regular, ocorre o aumento da resistência cardiorrespiratória melhorando sua disposição no dia-a-dia. Isso se torna um dos maiores benefícios do Spinning, principalmente se você é iniciante e durante os exercícios sente-se um pouco ofegante.

6- Pode ser praticado em qualquer idade:

Isso mesmo, por se tratar de uma atividade sem impacto, onde o aluno controla a intensidade do exercício conforme suas condições e limite, as aulas podem ser direcionadas por todas as idades, jovens, adultos e idosos, ótimo para quem gosta de fazer atividades físicas em família.

Curtiu? Não deixe de experimentar essa modalidade tão saudável e descontraída ao som de muita música. O spinning é ótimo para ficar em boa forma, para definir, para desestressar e para se socializar. Qualquer dúvida, deixe seu comentário.

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