Quais são os benefícios do Chá para a saúde?

Aceita um chazinho? 🍵

De ervas, flores, quente ou frio, o chá é adorado por grande parte das pessoas e vai muito bem em diversas situações.

O hábito de tomar esta bebida é um dos mais antigos do mundo, é dito por aí que ele só fica atrás da água, mas o que temos certeza é que em praticamente toda a história é possível encontrar relatos em que o nosso “chazinho” estará presente.

Totalmente natural, o chá tem como base o uso de folhas secas ou naturais entre outras partes da planta, como raízes, cascas ou caule. Ao serem utilizados, junto com a água quente, seus nutrientes são otimizados e facilmente absorvidos pelo organismo.

O que poucos conhecem, é que além de serem deliciosos e proporcionarem momentos de satisfação, eles podem trazer muitos benefícios à saúde.

Sempre associados ao relaxamento, paz e equilíbrio, o consumo frequente também é ótimo para manter o organismo ativo e a pleno vapor.

Além disso, chás podem ser poderosíssimos amigos do organismo quando o assunto é prevenção. Isso porque a variedade de elementos antioxidantes providos por eles ajuda, de fato, a fortalecer a imunidade.

A gente separou alguns tipos de chás e suas principais funções para nossa saúde. Veja abaixo.

Chá de camomila

Quem nunca precisou de um chazinho de camomila que atire a primeira pedra. 😉

Muito conhecido por todos, talvez o mais popular, o chá de camomila é sempre uma das primeiras opções para acalmar uma pessoa mais inquieta ou agitada.

Estudos já identificaram que os elementos desta planta são relaxantes e, até mesmo, um pouco sedativas, que ajudam a tratar até problemas de insônia e ansiedade excessiva.

beneficios-do-cha-de-camomila_32949_l-min

Chá verde

O chá verde é feito a partir das folhas da planta Camellia sinensis e é bastante consumido por quem faz dieta ou quer emagrecer.

Ele contém ingredientes termogênicos que ajudam a ativar as nossas reações metabólicas, fazendo com que o organismo gaste mais energia.

Além disso, o chá verde contém vitaminas importante para a coagulação do sangue e também pode ajudar a combater doenças do coração e até diabetes.

Entretanto, é importante destacarmos que o emagrecimento está associado a diferentes hábitos saudáveis, incluindo atividade física e alimentação. 

Chá Mate

O chá mate é produzido a partir das folhas e talos de uma planta medicinal chamada erva-mate, muito consumido na região sul do Brasil, em forma do conhecido chimarrão ou tereré.

Os benefícios do chá mate para a saúde estão relacionados aos vários minerais e vitaminas, que fornecem diferentes tipos de propriedades, especialmente anti-oxidante, diurético, laxante suave e estimulante cerebral.

O chá mate também possui um alto teor de cafeína que estimula e inibe os sintomas de depressão e de cansaço, deixando a pessoa mais alerta e disposta para as atividades diárias.

cha-mate

Gostou de nosso artigo? Os benefícios de um bom chá vão além do prazer de uma bebida quente e acolhedora. Os chás são verdadeiras fontes de prevenção e cuidado para nossa saúde.

O blog Zagga está sempre trazendo conteúdos interessantes para você, além de te informar sobre todas nossas ofertas e promoções. Aqui você fica sabendo de tudo! Continue nos acompanhando e aproveite também para conferir nossos outros artigos.

Compartilhe sua opinião sobre o artigo conosco:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *