Opções saudáveis para substituir o açúcar

Ahh o açúcar, seja em sobremesas, sorvetes, bolos e bebidas, lá está ele e em aproximadamente 80% dos alimentos industrializados.

Apesar de ser muito utilizado e agradável ao nosso paladar, não é nenhum segredo que o açúcar é um dos principais vilões para quem busca uma dieta equilibrada e uma alimentação saudável.

O consumo exagerado e frequente deste alimento pode prejudicar o metabolismo induzindo a obesidade, aumentar os níveis de diabete e colesterol, além de poder causar câncer, problemas hepáticos e até doenças cardiovasculares.

A recomendação atual é de que o consumo diário não ultrapasse 10% das calorias ingeridas diariamente em uma dieta saudável. Porém, estima-se que a população brasileira excede em mais de 50% o limite máximo de consumo de açúcar estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Mas como encontrar opções saudáveis para substituir este alimento tão utilizado? Neste artigo vamos listar 5 produtos que podem deixar sua alimentação mais saudável, sem perder totalmente o sabor doce e ainda ajudar no processo de emagrecimento.

  1. MEL

Um presente das abelhas para nós. 😊 Além de saboroso, o mel é um produto natural que contém diversos nutrientes valiosos e é considerado um dos adoçantes mais antigos do mundo. Rico em vitaminas do complexo B, antifúngico e antibactericida, ele deixa um sabor especial em tudo em que é utilizado. Pode também melhorar na digestão e ainda manter a flora intestinal, garantindo o bom funcionamento do sistema digestivo como um todo. Importante: que para quem deseja emagrecer é necessário atentar ao consumo, pois uma colher possui aproximadamente 46 calorias.

  1. AÇÚCAR MASCAVO

O açúcar mascavo também é obtido da cana-de-açúcar, porém, trata-se de um estágio anterior do açúcar branco que faz com que seus nutrientes sejam conservados. Esse alimento possui menos calorias e mais minerais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo. É importante ressaltar que embora ele tenha mais nutrientes, o açúcar mascavo tem praticamente as mesmas calorias que o açúcar branco e não deve ser consumido com frequência e nem utilizado em casos de diabetes.

  1. STEVIA

Uma folha é o suficiente para adoçar o mesmo que uma colher de sopa de açúcar. A stevia é um adoçante natural extraído das folhas de uma planta nativa da América do Sul, o Stevia Rebaudiana Bertoni. Com uma eficácia de adoçar que supera 300 vezes o açúcar, esse adoçante tem como uma de suas principais vantagens o fato de não ter calorias. Ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou, até mesmo, em supermercados em forma de gotas ou em pó.

  1. AÇÚCAR DE COCO

 Feito com o néctar de brotos da flor do coqueiro, o sabor é bem parecido com o do caramelo além de não receber conservantes ao ser produzido. Embora ele possua o mesmo número de calorias do açúcar branco, também é rico em vitaminas do complexo B, potássio, magnésio, ferro e zinco.  Ele tem baixo índice glicêmico e seu uso evita que haja um grande aumento da glicemia na corrente sanguínea, impedindo que o corpo estimule a produção de gordura e ajudando no controle do peso.

  1. XILITOL (AÇÚCAR DE BÉTULA)

O xilitol é um adoçante produzido a partir do álcool obtido de determinadas plantas, dentre elas o milho, ameixas e até algas marinhas. Sua doçura é similar à do açúcar, com a diferença de apresentar apenas 2,4 calorias por grama, já o açúcar branco apresenta 4 calorias por grama. Uma de suas grandes vantagens é que ele tem o potencial para adoçar semelhante ao açúcar tradicional. Diversos estudos mostram que o xilitol atua na melhora do metabolismo de lipídios e de lesões nos rins, previne infecções e a osteoporose.

Curtiu nossas dicas? Para poder substituir o tradicional açúcar branco, experimente colocar em prática nossas dicas. É importante lembrar que este texto contém caráter informativo. Ele não substitui os conselhos e acompanhamento de profissionais especializados.

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