Quais os benefícios da rúcula e como consumir?

Quer uma boa opção de alimento, para enriquecer a dieta com vitaminas, minerais e que tem poucas calorias? Que tal investir mais na versatilidade da rúcula?

Reconhecidamente saudável, a folha verde escura é uma excelente alternativa para incluirmos importantes nutrientes nas receitas, além de trazer um sabor todo particular aos pratos. Com um aroma bem característico e um sabor levemente amargo, a rúcula certamente vai se adaptar bem as suas receitas. 

O que é rúcula?

A rúcula é uma hortaliça folhosa, caracterizada pelo seu sabor picante, originária e muito cultivada na região mediterrânea. Suas folhas são alongadas e ricas em fibras, vitaminas e sais minerais.

Essa espécie pertence à família Brassicaceae e foi introduzida no Brasil por imigrantes italianos, e hoje é muito apreciada no país, sendo consumida, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste. 

rucula

5(cinco) benefícios da rúcula.

 

  • Melhora a oxigenação muscular

A rúcula contém alta concentração de nitrato, substância que melhora a oferta de oxigênio nos músculos, portanto, gera maior tolerância a exercícios de resistência e longa duração.

Além disso, pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias ou metabólicas.

  • Auxilia no emagrecimento

A rúcula aumenta a saciedade por conta de suas fibras, o que ajuda na redução de fome e perca de peso. Quando falamos de calorias, a cada 100 gramas de folhas cruas ou cozidas tem aproximadamente 29 calorias.

  • Ajuda a manter os ossos fortes

Ao consumir a rúcula você auxilia o organismo na recuperação da saúde óssea devido aos elevados níveis de cálcio e vitamina K da hortaliça. Isso faz com que o corpo possa gerir adequadamente a saúde dos ossos, prevenindo casos de osteoporose.

  • Protege a saúde dos olhos

A rúcula também é rica em antioxidantes zeaxantina e luteína, isso faz com que seu consumo seja extremamente benéfico para a saúde dos olhos.

E tem mais, a rúcula também possui vitamina A e caroteno, que são importantes para ajudar a manter as membranas das células dos olhos saudáveis e evitar problemas de visão.

  • Contribui para uma melhor digestão

Contribuir para um sistema digestivo mais regulado também faz parte dos benefícios da rúcula, o enxofre contido na hortaliça pode ajudar a redução de acidez do estômago, melhorando a digestão.

Para que a seja estimulada a produção da bile durante a refeição, recomenda-se comer a rúcula 15 minutos antes.

Como consumir a rúcula?

Primeiro vamos falar um pouco sobre como escolher uma boa rúcula para sua refeição. Procure selecionar as folhas bem verdes, firmes e viçosas. Se estiverem amareladas, murchas ou com manchas, evite.

Sobre a forma de consumir a hortaliça, depende de cada um. A forma mais utilizada e considerada por muitos a melhor é a rúcula crua e em saladas.

Você pode temperar a salada com limão, azeite, sal e acrescentar outras folhas verdes como alface ou agrião.

Se você não gosta do sabor um pouco amargo da rúcula, quando está crua, uma dica é que ela seja refogada com alho.

Também pode ser feito sucos ou substituir a alface no sanduiche.

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